terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Quais são os primeiros e os últimos países no mundo a entrar no ano novo?

O ano novo é o feriado mais esperado em diversos países do mundo. A data marca a renovação da fé, da esperança, do amor e da determinação. Este é um momento mágico e especial, no qual as pessoas têm a chance de fazer novas resoluções e metas.

Apesar de ser considerado data da confraternização universal, o ano novo chega em momentos diferentes para alguns países do mundo. Algumas nações comemoram o ano novo primeiro, e outras têm que esperar mais para celebrar a data, tudo por causa dos fusos horários.

De uma maneira geral, o primeiro lugar que comemora o ano novo é a Antártida. Outra região onde o ano novo chega mais rápido é a ilha oriental de Kiribati, também conhecida como Ilha Carolina, localizada na Oceania. Em seguida, na lista dos países que primeiro comemoram a virada de ano, temos Samoa, um país próximo à Polinésia Francesa.

Samoa



O ano novo chega mais rapidamente a estas regiões porque elas estão geograficamente localizadas em áreas com os fusos horários mais adiantados. Para se ter uma noção de como as nações são adiantadas, quando já é ano novo em Samoa e Kiribati, o Brasil ainda está com os relógios marcando 8 horas da manhã.

A passagem de um ano para o outro acontece primeiro na chamada Linha Internacional de Data (LID), que fica no Oceano Pacífico, a oeste do Havaí. Em contrapartida, Honolulu, no Havaí, é a última região do mundo a comemorar a data.

Honolulu, no Havaí


E se os países são diferentes ao entrar no ano novo, eles também se diferenciam nos tipos de comemoração. No Brasil, as tradições são pular ondas, comer lentilhas e usar roupas brancas. Na China, as pessoas oferecem comida aos deuses.

No Japão, acontece a cerimônia de limpeza nas residências. Na França, as pessoas tomam champanhe. Já nos Estados Unidos, as pessoas enfrentam o frio rigoroso do inverno e vão para a Time Square, em Nova Iorque, para acompanhar a contagem regressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário