quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Quanto pagamos por dia para manter os políticos brasileiros?

Brasilia_Congresso_Nacional_05_2007_221Você deve saber que o governo da nossa nação é orientado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Contudo, focamos atenção no poder executivo. Elegemos presidentes, governadores e prefeitos, pagamos impostos e esperamos que o governo resolva por si só todos os problemas sociais. Mas quanto nos custa pra manter o poder legislativo?
A principal atribuição do referido poder é fazer leis. Simples né? Mas não é. As ações do legislativo afetam diretamente todas as nossas vidas. Além de criar leis, o legislativo fiscaliza o Poder Executivo e julga-o, quando necessário. Fiscaliza também os próprios membros, os legisladores ou, deputados. São os homens que elaboram as leis e regulam o Estado.
Nosso poder legislativo é composto pelo Senado Federal, Câmara dos Deputados e Tribunal de contas da União, que auxilia o Congresso Nacional no controle e fiscalização externo. O Brasil tem atualmente 35 partidos políticos registrados dos quais 23 têm representação no congresso. São 513 deputados e 81 senadores.
Segundo o último levantamento, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal gastam juntos R$ 8,5 bilhões, o que pode ser representado pelo equivalente a R$ 23 milhões por dia. Esses valores se assemelham ao orçamento de uma grande cidade ou ministérios como Cultura, Turismo e Meio Ambiente.

Senado2006
Essa cifra exorbitante refere-se a salários, aposentadorias, pensões, serviços terceirizados, indenizações etc. São mais de 15 mil servidores efetivos e comissionados na Câmara e mais de 6.300 no Senado. Só o pagamento dos servidores efetivos representa 40% do orçamento do Congresso. O valor inclui despesas com pagamento de benefícios como adicionais noturnos, adicionais de periculosidade e insalubridade, férias e no fim do ano 13º e 14º salários. Em 2012 só em adicional noturno a Câmara e o Senado pagaram mais de 4 bilhões de reais.
Se você não entende como o Congresso pode gastar mais de 4 bilhões com adicional noturno sendo que nem durante o dia os legisladores trabalham, saiba que tem outras coisas inexplicáveis nessa conta. O gasto com aposentadorias, pensões, indenizações e restituições ficam em torno de 500 milhões de reais, sendo a Câmara dos Deputados é responsável por 80% dos pagamentos desse tipo de despesa.
heraclito dormindo
Além das despesas mencionadas, a Câmara e o Senado gastam em torno de 8 bilhões com auxílio-moradia aos parlamentares, ainda que disponham de quatro prédios funcionais com mais de 100 apartamentos vazios à espera de reforma.
O que você pensa sobre o custo para manutenção do nosso governo? Você faz ideia das obrigações e benefícios que cada legislador que você elege? Se lembra em quem votou nas últimas eleições para deputado e senador? Vamos conversar aí pelos comentários.
FONTE:CURIOSIDADES
maxresdefault

Nenhum comentário:

Postar um comentário