quinta-feira, 18 de junho de 2015

HOJE-DIA NACIONAL DO QUÍMICO.

18 de junho se comemora em todo o país o Dia Nacional do Químico.

A química é uma ciência fascinante por fazer parte da vida e da evolução humana na terra. O homem ao longo de sua evolução descobriu a química como uma atividade vital à sua sobrevivência e bem estar.


Da antiguidade aos dias atuais, a química vem acompanhando o dia-a-dia de todas as gerações, transformando a história da humanidade. É impossível imaginar uma sociedade moderna alheia ao desenvolvimento da química. Sem ela, nossa sociedade não teria atingido o estágio científico e 
tecnológico de hoje, permitindo ao homem ir além de suas fronteiras, sair do espaço terrestre, deslocar-se a velocidade do som, produzir medicamentos para doenças antes incuráveis e duplicar a vida média da espécie humana, ampliando seus limites de existência.


A humanidade chegou ao novo milênio usufruindo de todas estas conquistas, mas vários são os desafios e problemas a serem enfrentados pelas futuras gerações, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável tão discutido e almejado por todos. 

Diante de cenários tão desafiadores, a química brasileira tem que envidar esforços para aumentar o número de pesquisadores compromissados com os últimos avanços científicos e tecnológicos capazes de promoverem riqueza nacional, mas também com a preservação da vida e do meio ambiente.
Temos um meio ambiente natural privilegiado, fontes alternativas e renováveis de energia, uma biodiversidade invejável e um território vasto, favorável a sustentabilidade – resta aos químicos brasileiros atuar com criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário