sábado, 8 de fevereiro de 2014

O poder das frutas – Benefícios do açaí

Açaí é uma fruta brasileira original da região amazônica e é considerada um dos alimentos mais completos e saudáveis. O Açaí é cheio de antioxidantes, aminoácidos, ômegas essênciais, potássio, fibras, cálcio, fósforo e proteínas.
Além disso, também contém vitaminas C, E, B1, B2, B3 e ácidos graxos Omega 9 e ômega 6 que ajudam a melhorar o colesterol.
É chamado de “superalimento” porque em uma porção da fruta, você pode obter quase toda a necessidade nutricional diária.

Alguns dos benefícios do açaí são:

* Aumenta a energia
* Ajuda na digestão
* Abaixa o colesterol
* Melhora o sistema digestivo
* Fortifica o sistema imunológico
* Ajuda a melhorar a concentração e a memória
* Melhora a circulação sanguínea
* Ajuda a perder peso e desintoxica naturalmente o organismo por causa dos antioxidantes que removem toxinas.

Outras características do Açaí

Benefícios do Açaí
Açaí tem uma quantidade significativa de cálcio, que pode ajudar a prevenir a osteoporose, principalmente nas mulheres. O cálcio ajuda a fortalecer ossos e prevenir fraturas, especialmente do quadril, coluna e punho, ajudando assim no tratamento da osteoporose.
Além da prevenção da osteoporose, as mulheres que sofrem com cólica menstrual podem também se beneficiar do suco do açaí. Alimentos ricos em cálcio tendem a cobrir as paredes do estômago e do útero, o que faz reduzir a dor que vem de cólicas e o inchaço.
suco de açaí
Também é o melhor aliado da gravidez por causa dos seus altos níveis de cálcio e ácido fólico, que ajuda a formação dos ossos do bebê e da coluna. Contribui também para o desenvolvimento do feto ao longo da gestação, estimulando o cérebro e acelerando sua capacidade de concentração.
As qualidades antioxidantes do açaí combatem o câncer, retarda o envelhecimento e melhora a circulação sanguínea. Isso é útil para aqueles que sofrem qualquer tipo de inflamação ou artrite.
Os ácidos graxos não só ajudam com a remoção do colesterol, como também ajudam na absorção das vitaminas A, C, E e K. Há também uma grande quantidade de fibras encontrados em Açaí , que podem ajudar na digestão, e pode ser especialmente útil para os idosos que tendem a ter um monte de problemas de digestão.

Valor nutricional do açaí

Por 100g (cem gramas) de polpa:
Calorias: 69 kcal (em média)
Proteínas: 3,8 g
Lipídios: 12,2 g
Fibra: 16,90 g
Cálcio: 118 mg
Ferro: 11 mg
Fósforo: 0,5 mg
Vitamina B1: 11,80
Vitamina B2: 0,36
Vitamina C: 0,01

Dieta + Açaí + Atividades Físicas

Para aqueles que praticam exercícios físicos e querem perder peso, o açaí contêm qualidades especiais. Além de promover a perda de peso ele ajuda também a melhorar a sua força global. Se você se machucar, os nutrientes da fruta ajudam a diminuir as dores, o inchaço e acelera o tempo de recuperação. Colabora com a estabilização dos níveis de açúcar no sangue, o que é muito bom para os diabéticos e ajuda a manter um apetite saudável.
Qualquer pessoa pode se beneficiar de Açaí. Em vez de tomar vários suplementos e vitaminas diferentes a cada dia, comer açaí diariamente pode ser a única coisa que você precisa para ajudá-lo a atingir e manter um estilo de vida saudável (não se esqueça de consultar seu médico antes de mudar os suplementos).
açai capsulas
Pra quem mora fora do Brasil, geralmente encontra o açaí em forma de polpa, pó ou cápsulas, mas segundo especialistas, comer “in natura” é muito melhor, pois depois dos processos industriais, a fruta perde um pouco seus valores nutricionais.
Sorte de nós brasileiros, que podemos ter a oportunidade de comer o açaí “in natura” e assim usufruir de todos os seus benefícios!

Dieta do Açaí (Açai Berry Diet)

açai na tigela
Nos Estados Unidos, a dieta do açaí virou febre, mas é preciso ter cautela, já que a polpa do açaí misturada ao xarope de guaraná, mel e outras iguarias como banana e granola a tornam bastante calórica. Essa mistura chamada “açaí na tigela”, pode chegar a 900 calorias.
Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), também presentes no abacate. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração.

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